1. Que leitura devemos fazer destes parâmetros:
» Volts DC, Amps In e Watts In, sintetizam a informação do campo gerador fotovoltaico (Watts In = Volts DC x Amps In), mostram a tensão e intensidade de corrente que os painéis entregam ao inversor. Se a potência gerada for superior a 4150W, o inversor regula a entrada para esse valor máximo ignorando a potência restante.
» MPPT (Volts) – Maximum Power Point Tracker – Parâmetro calculado interativamente pelo inversor para determinar o melhor ponto de conversão de corrente contínua (DC) para corrente alternada (AC).
» EFF (%) – Eficiência momentânea (EFF = Watts In / Inverter AC Watts * 100) – Quanto maior a eficiência menor a perda de energia no processo de conversão DC/AC.
» Heat Sink(Graus Celsius) – Temperatura de operação do inversor. Em caso de temperatura excessiva o inversor limita a produção.
» Inverter AC Watts – Quantidade de energia que está a ser entregue à rede pública.
» Peak W – Pico máximo diário ( é o maior valor registado no campo Inverter AC Watts).
» Whr Today – Acumulado diário da energia entregue à rede pública.
» kWh – Acumulado total de energia entregue à rede pública.
2. Qual a diferença entre W, Wh e W/h?
» O watt (W) é uma unidade de potência, o watt-hora (Wh) é uma unidade de energia gerada e o watt/hora (W/h) indica uma taxa de variação da potência consumida com o tempo.
» Uma lâmpada de potência 10W consome energia a uma taxa de 10 joules por segundo. Numa hora consome 36.000 joules ou, equivalentemente, 10 Wh. Se ficar acesa durante 10 horas, consumirá 100Wh ou 0,1 kWh.
3. Qual a diferença entre Wh, KWh e MWh?
» O K (Kilo) e M (Mega) são múltiplos da unidade Wh.
» 1 KWh = 1000 Wh
» 1 MWh = 1000 KWh
4. O inversor mantêm um rendimento constante?
» Não. A potência injetada na rede a cada instante, está dependente de um conjunto de variáveis, luminosidade, temperatura, ângulo da radiação, estado da rede, etc.
Fica um vídeo (captura do ecrã da aplicação SGT), onde é possível observar a constante mudança dos parâmetros do inversor.
5. A rede elétrica pública tem interferência no normal funcionamento da Microprodução?
» Sim. Em alguns casos a rede pública tem dificuldade em absorver a energia criada pela MP, principalmente nos locais mais isolados e de menor consumo. Os inversores desligam sempre que a tensão de rede não respeita os parâmetros estipulados pelo operador da rede (a tensão AC deveria estar compreendida entre 194 e 253V, mas nem sempre acontece)…