Este sistema foi instalado aproveitando a tarifa bonificada do programa Renováveis na Hora, que no meu caso pessoal é de 0,5573€ por KW até 31/12/2015. Após essa data a tarifa será calculada anualmente de acordo com as cotas de produção fotovoltaica, mas com a garantia de que a tarifa nunca será inferior à praticada pela EDP aos seus clientes.
O sistema foi constituído por 75 painéis Thin Film de 55wp da marca QSSolar, agrupados em strings de 5 painéis até ao dia 06/01/2012. Nessa data foram acrescentadas 2 strings, totalizando 4675W instalados. A instalação foi feita no solo em duas filas paralelas orientadas a sul, com uma inclinação de 35 graus. O inversor utilizado é um Xantrex 3.8 GT SP com potência nominal de 3300W e máxima de 3800W.
Em julho de 2013, foi feita uma reorganização das strings de 5 para 6 painéis e paralelamente foi acrescentada uma string de 1850Wp monocristalinos suntech – série pluto.
Em casa um pequeno EEPC 701 recolhe os dados do inversor, recorrendo ao software SGT que a cada 30 segundos envia o seu estado para este website. (Página Monitorização).
No final de cada dia é enviado o registo de log para o webserver, este processa a informação e disponibiliza os dados na página Estatísticas. Aí poderá encontrar os gráficos anuais, mensais e diários.
Esta microprodução encontra-se localizada na aldeia do Campo, em Caldas da Rainha. A zona possui um microclima muito especial, pois não temos verdadeiros invernos nem verdadeiros verões. É uma zona caracterizada pela temperatura amena, muita humidade e algum vento.